SOS Mata Atlântica analisa 240 pontos de rios da Mata Atlântica e apenas 2,5% têm água com boa qualidade

SOS Mata Atlântica analisa 240 pontos de rios da Mata Atlântica e apenas 2,5% têm água com boa qualidade

A ONG S.O.S Mata Atlântica elaborou e divulgou um relatório em que dimensiona e especifica a qualidade da água encontrada em 240pontos de pesquisa pertencentes às bacias nacionais. No total, as coletas foram realizadas em 11 estados da federação.

Tal relatório vem ao encontro do dia mundial da água, comemorado no dia 22 de março.

De todos os 240 pontos de coleta, apenas em 2,5% a qualidade da água foi considerada boa. Um percentual muito abaixo do esperado e preocupante.

Mais alarmante foi o fato de que em nenhum dos pontos coletados a qualidade da água foi considerada ótima.

As amostras foram coletadas durante meses de março de 2016 a fevereiro de 2017. Foram levados em consideração diversos parâmetros como: temperatura da água e do ambiente, espumas, lixo flutuante, turbidez, odor, peixes, larvas e vermes brancos e vermelhos, coliformes totais, material sedimentado, oxigênio dissolvido, fosfato, nitrato, dentre outros.

Pasmem: a principal causa da poluição dos rios que serviram de pontos de coletas, em pleno século 21, é o despejo do esgoto doméstico em suas águas, além de contaminação com insumos e defensivos agrícolas. Também foi levando em consideração e desmatamento e o uso incorreto do solo. Tal estudo foi coordenado por Malu Ribeiro, coordenadora de Recursos Hídricos da Fundação SOS Mata Atlântica. (www.sosma.org.br).

Em, comparação com o ano anterior, a maioria dos rios perderam qualidade de suas águas, destes oito estão em São Paulo e pertencem a bacia do rio Tietê.

Em 18 dos trechos analisados houve melhorias pontuais, sendo que todos eles estão localizados em mata nativa e áreas protegidas, além da região contar com o saneamento básico. Não foi por coincidência esta melhoria.

Já 134 pontos não apresentaram modificações e 34 deles mantiverama qualidade como ruim ou péssimo.

Não é uma boa notícia a ser dada justamente próximo ao dia mundial da água. Serve de alerta, mais uma vez, para o cuidado que devemos ter com nosso bem mais precioso: a água.

mata

Fonte: Guia Net.com

Esta coluna é de responsabilidade da Gabriel Lima, biólogo ([email protected])

Fontes:

http://g1.globo.com/natureza/noticia/ong-analisa-240-pontos-de-rios-da-mata-atlantica-e-apenas-25-tem-agua-com-boa-qualidade.ghtml

http://gazetaweb.globo.com/portal/noticia.php?c=29929

http://cbn.globoradio.globo.com/editorias/reporter-cbn/2017/03/22/ONG-ANALISA-240-PONTOS-DE-RIOS-DA-MATA-ATLANTICA-E-APENAS-25-TEM-AGUA-COM-BOA-QUALIDA.htm

https://www.google.com.br/search?q=ONG+analisa+240+pontos+de+rios+da+Mata+Atl%C3%A2ntica+e+apenas+2,5%25+t%C3%AAm+%C3%A1gua+com+boa+qualidade&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwiQnNyipOrSAhVGfZAKHXcFBAYQ_AUIBigB&biw=1600&bih=780#imgdii=Y7bGlJYLh0a1bM:&imgrc=nOmGetk1pYVnIM:

www.sosma.org.br

 

Share

Esta é a coluna oficial do eFlora Web, onde traremos periodicamente informações, dicas e conteúdos relacionados à área de Botânica, Biodiversidade e Meio Ambiente. O objetivo aqui é ser mais um canal direto com você, internauta. Sinta-se à vontade, este espaço é seu!