Entrevista com Sandra Lieberg – Bióloga

Entrevista com Sandra Lieberg -  Bióloga

 

Na entrevista de hoje a bióloga Sandra Lieberg  que trabalha com licenciamento ambiental nos conta um pouco sobre as dificuldades que enfrentou com as identificações das plantas  e como encontrou o caminho para solucionar este problema.

Sandra, conte-nos um pouco sobre a sua história profissional

Sou bióloga e mestre em Ecologia pela UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas). Fiz doutorado em Biologia Vegetal na UNESP (Universidade Estadual de São Paulo/  Rio Claro).

Sandra Lieberg, bióloga mestre e doutora em Ecologia e Biologia Vegetal.

Sandra Lieberg, bióloga mestre e doutora em Ecologia e Biologia Vegetal.

Lecionei no ensino superior por 11 anos em uma Universidade particular. Atualmente, trabalho com licenciamento ambiental com enfoque em vegetação.

Como você aplica seus conhecimentos em botânica e meio ambiente?

Aplico nas atividades profissionais e em horas de lazer também!

O que te levou a adquirir o curso presencial e assinar o Portal eFlora?

Já tinha ouvido falar muito bem do Rodrigo, tanto no Jardim Botânico quanto no Instituto Florestal do Estado de São Paulo. Além disso, assisti a alguns de seus vídeos que me despertaram o interesse.

Você teve algum receio antes de se inscrever no curso e/ou assinar o Portal? Se sim, qual (ou quais)?

Não tive.

Qual era sua expectativa no início? Esta expectativa foi alcançada?

No início, minha expectativa era principalmente em relação a identificação. Confesso que até fiquei um pouco frustrada pois a chave enfoca mais famílias e gêneros. Veja bem, isso não é uma crítica negativa! Eu que achava que “os deuses tinham descido aqui na Terra”.

Depois fui acompanhando o conteúdo do site e estou aproveitando bastante!

Os cursos e as séries são bem esclarecedores! Também acompanho os colaboradores. Revejo sempre que posso as aulas da Carla (Carla Aquino é Eng. Florestal e analista do IBAMA. Colabora no portal eFlora na temática “Inventário Florestal”) e toda vez acende mais uma luzinha!

Tento ver tudo e acompanhar, mas nem sempre é possível.

As aulas ao vivo são interessantes para tirar dúvidas e, admito, preciso interagir mais nesse processo.

Conte um pouco sobre como você está aplicando o conteúdo que foi adquirido através da Brasil Bioma e Portal eFlora.

Tem sido muito útil na identificação de algumas plantas, porém várias plantas que coleto caem na chave em muitas famílias. 

Como você considera que foi o seu grau de aprendizado?

Está sendo muito bom!

Para entrar em contato com a Sandra e conhecer mais sobre ela e os trabalhos que ela oferece, envie um email para [email protected]

Conheça o curso de taxonomia vegetal criado pelo botânico Rodrigo Polisel do eFlora e da Brasil Bioma: www.taxonomiavegetal.com.br

Torne-se membro Premium do Portal eFlora: www.eflora.com.br

 

Share

Esta é a coluna oficial do eFlora Web, onde traremos periodicamente informações, dicas e conteúdos relacionados à área de Botânica, Biodiversidade e Meio Ambiente. O objetivo aqui é ser mais um canal direto com você, internauta. Sinta-se à vontade, este espaço é seu!