Peixes ficam estressados e perdem peso longe do cardume

Estudo publicado recentemente revelou que peixes afastados de seus cardumes ficam estressados e perdem peso, afetando assim sua capacidade de sobrevivência (McCormick et al ., 2015).
Para chegarem a esta conclusão, cientistas da Universidade James Cook (Austrália) estudaram a espécie de peixes-donzela, dividindo-a em dois grupos: um formado por indivíduos isolados e outro por indivíduos mantidos em cardume.
Fonte: Projeto Tamar
Após diversas análises, demonstraram que os peixes isolados estavam com a saúde debilitada devido à sua perda de peso. Já os mantidos em cardumes, se encontravam mais saudáveis e calmos.
Uma das diferenças que chamou mais a atenção dos pesquisadores é que a vida em cardume provocou menos gasto de energia, colaborando para a sobrevivência e, por conseguinte, a sua reprodução.
Sozinhos, os peixes precisavam se alimentar mais e não possuíam companhia para vigiar os predadores.
Os peixes gostam da vida em cardume!
Se a vida em grupo não é possibilitada, o estresse e suas consequências passam a afetá-los.
Logo, viver em cardumes é sinônimo de peixe saudável!
Referências Bibliográficas:
http://g1.globo.com/natureza/noticia/2016/09/peixes-ficam-estressados-longe-do-cardume.html
http://www.dw.com/pt-br/peixes-ficam-estressados-longe-do-cardume/a-19569805
McCormick M, Lönnstedt O. Researchers at the ARC Centre of Excellence for Coral Reef Studies (Coral CoE) at James Cook University have found that fish release a chemical ‘distress call’ when caught by predators, dramatically boosting their chances of survival. 2015