Peixes ficam estressados e perdem peso longe do cardume

Cardumes de Peixes

Estudo publicado recentemente revelou que peixes afastados de seus cardumes ficam estressados e perdem peso, afetando assim sua capacidade de sobrevivência (McCormick et al ., 2015).

Para chegarem a esta conclusão, cientistas da Universidade James Cook (Austrália) estudaram a espécie de peixes-donzela, dividindo-a em dois grupos: um formado por indivíduos isolados e outro por indivíduos mantidos em cardume.

peixao

Fonte: Projeto Tamar

Após diversas análises, demonstraram que os peixes isolados estavam com a saúde debilitada devido à sua perda de peso. Já os mantidos em cardumes, se encontravam mais saudáveis e calmos.

Uma das diferenças que chamou mais a atenção dos pesquisadores é que a vida em cardume provocou menos gasto de energia, colaborando para a sobrevivência e, por conseguinte, a sua reprodução.

Sozinhos, os peixes precisavam se alimentar mais e não possuíam companhia para vigiar os predadores.

Os peixes gostam da vida em cardume!

Se a vida em grupo não é possibilitada, o estresse e suas consequências passam a afetá-los.

Logo, viver em cardumes é sinônimo de peixe saudável!

 

Referências Bibliográficas:

http://m.folha.uol.com.br/ambiente/2016/09/1816123-peixes-ficam-estressados-e-perdem-peso-quando-estao-longe-do-cardume.shtml?mobile

http://g1.globo.com/natureza/noticia/2016/09/peixes-ficam-estressados-longe-do-cardume.html

http://www.dw.com/pt-br/peixes-ficam-estressados-longe-do-cardume/a-19569805

https://noticias.terra.com.br/peixes-ficam-estressados-longe-do-cardume,6f7a96ad750ca1630091c8731b85039118bnt4wo.html

http://www1.folha.uol.com.br/ambiente/2016/09/1816123-peixes-ficam-estressados-e-perdem-peso-quando-estao-longe-do-cardume.shtml

McCormick M, Lönnstedt O. Researchers at the ARC Centre of Excellence for Coral Reef Studies (Coral CoE) at James Cook University have found that fish release a chemical ‘distress call’ when caught by predators, dramatically boosting their chances of survival. 2015

Share

Gabriel Lima é graduado em Ciências Biológicas, e assistente de redação no eFlora Web. Considera-se um admirador das plantas e amante da Botânica.