O que é preciso para ser um Consultor Ambiental?

O que é preciso para ser um Consultor Ambiental?

Trabalho de consultoria ambiental com botânica

O que é preciso para ser um Consultor Ambiental?

Essa é uma pergunta comum e natural para qualquer recém formado(a) que deseja trabalhar com consultoria ambiental.

Ou mesmo para quem é formado há um tempo e agora quer mudar o ramo de sua profissão.

O problema é que raramente temos disciplinas ou aulas na faculdade sobre como atuar nesse ramo do mercado de trabalho.

Então, é natural ficar um pouco perdido, sem saber onde e como começar.

Este texto tem como objetivo esclarecer algumas de suas dúvidas, para que você saiba como se tornar um consultor ambiental bem sucedido e possa começar a trabalhar nessa área o quanto antes.

O que faz um consultor ambiental?

Por definição, a consultoria ambiental é uma forma de assessoria que profissionais que trabalham com o meio ambiente prestam para que determinados empreendimentos e atividades estejam em conformidade com a legislação ambiental vigente.

Mas como o consultor ambiental pode atuar para essa finalidade?

Bom, sempre que uma empresa ou instituição pretende realizar uma atividade que pode interferir no meio ambiente, ela precisa de determinadas autorizações dos órgãos ambientais competentes.

Tais autorizações podem ser conferidas pela CETESB, por Secretarias Municipais ou pelo IBAMA, dependendo do tipo de impacto que a área vai ou pode sofrer.

O trabalho do consultor ambiental é avaliar e monitorar esses impactos sobre os organismos e recursos naturais.

Mas essa tarefa não é nada fácil.

Afinal, existem vários fatores que precisam ser avaliados, em várias escalas de tempo e espaço diferentes.

Dessa forma, devido à enorme diversidade de recursos e organismos que existem na natureza, diversos profissionais diferentes precisam atuar de acordo com as características e dimensões do empreendimento ou atividade.

Entre esses profissionais, podemos destacar aqueles com formação em:

  • Biologia;
  • Engenharia Florestal;
  • Engenharia Ambiental;
  • Gestão Ambiental;
  • Geologia;
  • Geografia;
  • Medicina Veterinária.

Dentro dessas diversas formações, ainda há a exigência de que os profissionais sejam especialistas em uma determinada área de conhecimento, que pode estar ligada à flora, fauna ou meio físico.

Trabalho de campo do consultor ambiental
Área de amostragem para realização de um trabalho de consultoria ambiental no interior de São Paulo.

Trabalhos com Flora na consultoria ambiental

O profissional que trabalha com flora na consultoria ambiental é aquele que se especializou na área da Botânica.

Portanto, o básico que seu leque de conhecimentos deve abranger é a identificação de espécies de plantas que podem ocorrer nos locais onde vai trabalhar.

Além disso, o consultor especialista em Botânica também deve estar apto a classificar formações vegetais e determinar seu grau de conservação.

Todos esses aspectos são importantes para executar os diversos tipos de serviço destinados a essa categoria de consultoria, como por exemplo:

Cada um desses tipos de serviço exigem a aplicação de metodologias específicas e trazem resultados de aspectos diferentes da vegetação de um local.

Quem quer trabalhar com plantas na consultoria ambiental deve conhecer e estar apto a executa-las da forma mais completa e criteriosa possível.

Outros tipos de trabalho na consultoria ambiental

Outras demandas de trabalho que aparecem com frequência na consultoria ambiental podem envolver estudos com fauna ou meio físico.

Fauna

Em trabalhos com fauna, há pelo menos quatro subdivisões envolvendo os grupos de animais cuja amostragem geralmente é exigida em licenciamentos e estudos de impacto ambiental.

Portanto, cada grupo exige um profissional diferente, que pode ser especialista em aves, mamíferos, répteis e anfíbios (geralmente estudados juntos) ou peixes.

Para estudar cada um desses grupos de animais deve haver a aplicação de metodologias diferentes.

Além disso, elementos como período do dia, duração dos trabalhos de campo e conhecimento na identificação variam totalmente de um grupo de animais para outro.

Porém, de forma geral, os tipos de serviço mais comuns envolvendo a fauna, com exceção algumas situações especiais, são:

Importante destacar também que trabalhos com fauna exigem uma preocupação adicional de extrema relevância durante a execução de serviços de consultoria ambiental: a segurança.

Quando se lida com animais, é necessário ter conhecimento e prática de manejo, além de muita responsabilidade e discernimento, afim de garantir tanto a segurança dos animais quanto dos próprios profissionais envolvidos.

Consultor ambiental especialista em botânica
Consultor ambiental especialista em botânica durante seu trabalho de campo.

Meio Físico

Quando falamos no meio físico em trabalhos de consultoria ambiental, nos referimos basicamente a estudos envolvendo o ar, o solo e a água.

O consultor ambiental especialista em um ou mais desses elementos é necessário para verificar a qualidade e integridade desses recursos em uma determinada área.

Alguns tipos de atividades e empreendimentos podem poluir a atmosfera, alterar ou danificar o solo e corpos d’água.

Portanto, os possíveis impactos a esses recursos naturais precisam ser estudados para garantir sua integridade.

Entre os principais tipos de serviço que o profissional especialista em meio físico pode executar, destacam-se:

  • Implementação de Sistemas de Gestão Ambiental;
  • Inventário e Caracterização de Resíduos;
  • Estudo e Avaliação de Recursos Hídricos;
  • Análise de Risco Ambiental.

Alguns desses serviços exigem inclusive a coleta de material para análise em laboratório com uso de equipamentos especializados e produtos químicos.

Por fim, os principais objetivos dos estudos realizados com a flora, fauna e meio físico concentram-se em determinar suas características em uma determinada área, para assim prever os possíveis danos que esses grupos de organismos e recursos podem sofrer mediante a execução de uma atividade ou empreendimento.

Além disso, o consultor ambiental deve sempre que necessário, estar apto a propor ações alternativas, medidas de mitigação ou compensação para garantir a integridade das comunidades biológicas e recursos naturais.

O que é preciso para ser um bom consultor ambiental?

Trabalhar com diferentes grupos de organismos ou elementos do meio físico logicamente exige conhecimentos e habilidades variadas.

Por isso, é impossível alguém ser especialista em todas as áreas exigidas em serviços de consultoria ambiental.

O ideal é que o consultor ambienta tenha foco e concentre o desenvolvimento de seus conhecimentos em uma determinada área, como por exemplo:

  • Botânica;
  • Ornitologia;
  • Herpetologia;
  • Mastozoologia;
  • Análise de Resíduos;
  • Geologia.

Trabalho com plantas na consultoria ambiental

Para trabalhar com plantas na consultoria ambiental, por exemplo, existem algumas habilidades e conhecimentos que é preciso desenvolver.

Primeiramente, é preciso saber identificar um elevado número de espécies de plantas com agilidade e precisão.

Além de conhecer profundamente a extensa biodiversidade de espécies que existem no Brasil, sejam elas nativas ou exóticas.

Essas habilidades são indispensáveis em trabalhos de Licenciamento Ambiental, EIA/RIMAs, Recuperação de Áreas Degradadas, entre outros.

Além disso, é importante saber reconhecer aspectos da comunidade botânica de uma área de estudo.

Para isso, é necessário saber avaliar o estado de conservação de uma vegetação, para realizar diagnósticos quanto ao estágio sucessional que ela se encontra.

O profissional também precisa ser capaz de compreender possíveis fatores de degradação que ela possa ter sofrido no passado, como corte raso, incêndios ou impacto do pisoteio de gado.

Outro ponto extremamente importante é o conhecimento acerca da literatura especifica.

Afinal, é ela que vai te ajudar e orientar na condução dos trabalhos de campo e execução de relatórios exigidos na consultoria ambiental.

Obviamente, é impossível conhecer toda a literatura ou tê-la na ponta da língua, essas coisas se aprimoram com o tempo.

Mas saber onde e o que procurar, seja em artigos científicos, livros ou na própria internet, sem dúvida vai adiantar muito seu trabalho e te tornar mais preciso e ágil na hora de apresentar resultados para um cliente.

E por falar em resultados, a análise de dados e a redação de relatórios é uma rotina comum e frequente para qualquer consultor depois que volta do trabalho de campo.

Portanto, investir no desenvolvimento de textos técnicos e análises estatísticas de dados, pode ser um diferencial na sua carreira como consultor ambiental e garantir a satisfação do cliente na hora de entregar o produto do seu trabalho.

Trabalho de consultoria ambiental com plantas
Consultor ambiental especialista em Botânica avaliando a vegetação de uma área de estudo.

Como começar na consultoria ambiental?

Mas afinal, como fazer para se inserir no mercado de trabalho e começar a trabalhar efetivamente com a consultoria ambiental?

Na verdade não existe muitos segredos, você só precisa conseguir suas primeiras oportunidades.

Depois disso, a dedicação e o empenho poderão te conduzir adiante na carreira.

Enviar currículos para todas as empresas de consultoria ambiental possíveis é um bom começo, mas hoje em dia não é dos métodos mais eficazes.

A melhor dica que podemos dar é procurar suas primeiras oportunidades criando uma boa rede de contatos com profissionais que já trabalham na área.

De preferência, com o grupo de organismos ou recursos que você está estudando e com o qual pretende trabalhar.

Conhecer e manter contatos com consultores ambientais experientes pode lhe garantir sua primeira oportunidade de trabalho.

Ah, e se ela surgir, aproveite-a mesmo que seja fora da sua cidade ou estado.

Deixe para escolher e ter esse tipo de preferência depois que já tiver mais experiência e uma boa agenda de clientes.

Embora exista concorrência na Consultoria Ambiental, como em todo ramo de serviços, muitas vezes um consultor com quem você mantém contato não consegue dar conta ou ter tempo de executar um determinado serviço, então poderá indicar você.

Além disso, você pode receber um convite para trabalhar como auxiliar de campo com um desses colegas.

Essa é uma ótima oportunidade para começar a adquirir experiência pratica.

Essa experiência te ajudará a desenvolver a habilidade de trabalhar em equipe e demonstrar a sua qualidade como consultor ambiental, abrindo novas portas para esse mercado e garantindo boas parcerias.

Enquanto você busca por essas oportunidades e corre atrás dos primeiros contatos, nós podemos te ajudar no desenvolvimento do conhecimento necessário para desenvolver qualquer tipo de trabalho com meio ambiente.

Para isso, sugerimos o conteúdo do Portal eFlora, uma plataforma que conta com diversos cursos, palestras e aulas online, voltados para consultoria e outros assuntos ligados à área ambiental.

Além disso, o canal da Brasil Bioma no YouTube disponibiliza periodicamente diversos vídeos que abordam temas relevantes sobre vários assuntos, principalmente ligados à Botânica e Meio Ambiente. Comece a acompanhar as lives semanais realizadas às quartas (#HoraVerde) e quintas (#EncontroAmbiental) sempre às 20h (horário de Brasília). Conheça, inscreva-se e ative as notificações no link acima!