GESTÃO DE RESÍDUOS EM TEMPOS DE CRISE

Quando tudo vai bem, maravilha! Não nos preocupamos se está havendo desperdícios ou aumento na eração de resíduos. Sem sabermos, o lucro pode estar “indo para o ralo”.
Ao atender diversas empresas de segmentos bem diversificados, ouvimos aquela velha pergunta: Como reduzir custos com a gestão de resíduos?
Não podemos cair na armadilha de dizer que o problema é o resíduo. Quanto maior a geração de resíduos, maior a probabilidade de identificar falhas nos processos.
Ao analisar uma empresa de médio porte do setor metal-mecânico, observamos uma grande perda com sobras e insumos vencidos. Estes insumos, por sua vez, possuem alto custo pois são materiais de qualidade. Identificamos também uma geração incomum de sucatas que, atualmente, são destinadas entre os resíduos pagos e não entre os resíduos que geram receita através da sua venda.
O diagnóstico da gestão de resíduos aponta um déficit lá “no chão da fábrica” sobre a importância de otimizar a utilização dos insumos no dia a dia que, através de um controle de utilização e treinamento da equipe, proporciona uma redução considerável na quantidade de material utilizado e na quantidade de resíduos gerados.
Outra estratégia utilizada foi a organização de baias de segregação entre resíduos passíveis de reciclagem e não recicláveis, permitindo em tempo real saber o que está na área de armazenamento temporário de resíduos.
O mais interessante foi o momento de apresentar os resultados às áreas operacional, segurança, meio ambiente e principalmente à financeira. O operacional percebeu que são capazes de controlar melhor a geração de resíduos. A área de segurança e meio ambiente percebeu que seu controle de gestão de resíduos ficou mais ágil e preciso, através do uso de planilhas de controle diário. A área financeira, impressionada com os resultados se perguntou: por que não fizemos isso antes?
Resumindo esta nossa experiência, comecem agora mesmo a olhar os seus resíduos. Façam o uso de um olhar mais clínico e percebam o potencial que a gestão de resíduos pode ter em seu negócio. Cada caso é um caso, entretanto, a experiência demonstra que reduzir os custos com destinação e valorizar os resíduos recicláveis pode ser a melhor estratégia para manter a eficiência na gestão.
Conheça mais sobre a nossa equipe em www.destineja.com.br. Peça um diagnóstico gratuito e veja como encontrar a melhor destinação de resíduos para sua empresa.
Esta coluna é de responsabilidade da equipe www.destineja.com.br.