Dia Nacional da Defesa da Fauna

Defesa da Fauna

Não poderíamos deixar de falar sobre o dia nacional da Defesa da Fauna. Uma data tão importante para toda a comunidade ambiental como essa não poderia passar em branco.

Dia da Defesa da FaunaFonte: Google Imagens

No dia 21 de setembro de 2000, o então presidente Fernando Henrique Cardoso assinou um decreto designando o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) como a autoridade administrativa responsável pela implementação da convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies da Flora e Fauna Selvagens em Perigo de Extinção (CITES).

Esse tratado internacional, também conhecido como Convenção de Washington, é de 3 de março de 1973, e tem o Brasil como seu signatário desde 1975. O decreto foi publicado no diário oficial em 22 de Setembro, data então do início de sua vigência, daí o “Dia Nacional de Defesa da Fauna Brasileira”.

Fauna PantanalO Brasil é um dos países com as maiores taxas de biodiversidades do mundo. Possuímos uma fauna rica, que deveria ser muito mais protegida e valorizada.

Na tentativa de sua valoração, foi criado o Dia da Defesa da Fauna, 22 de setembro, que tem como objetivo conscientizar a população sobre os principais problemas que encontramos atualmente. A data é importante para reflexão quanto à importância da conservação da vida animal e de toda a flora brasileira.

Cobra fauna Brasil

É também um dia de conscientização dos principais fatores de ameaça à conservação das espécies, como: desmatamento das florestas, tráfico de animais, ocupação humana desenfreada, poluição, caça e pesca predatória.,

Com esta data, espera-se potencializar a conscientização da importância da Fauna Brasileira. Vale lembrar que o termo fauna brasileira é genérico e muito amplo, pois engloba, por exemplo, a fauna de diferentes regiões como a amazônica e a do cerrado.

Abaixo citamos alguns dos principais animais da fauna brasileira:

Mamíferos: onça-pintada, anta, lobo-guará, veado, capivara, lontra, tatu e peixe-boi.

Animais em Extinção

 

Répteis: jacaré, tartaruga, jiboia, cascavel, cobra-coral, sucuri e jararaca.

Jacaré Fauna Brasileira

 

Peixes: pirarucu, pintado, traíra, pacu, corvina, cavala, lambari, dourado, piranha e tucunaré

Peixes Fauna Brasil

 

Anfíbios: sapos, rãs e pererecas.

Sapo Fauna do Brasil

 

Pássaros: papagaio, arara, maritaca, garça, tucano, pardal, gavião e coruja.

Gavião aves Fauna Brasileira

 

Insetos: abelha, vespa, besouro, cupim e formiga

Abelhas Flora BrasileiraA tão falada e conhecida Fauna da Amazônia, na década de oitenta, foi ilustrada pelo nosso maior ídolo musical, onde se lia e ouvia, entre outras estrofes, “Amazônia, insônia do mundo”. O poeta já pressentia o perigo que a Fauna Brasileira (aí incluímos, por exemplo, a Fauna Amazônica e a do Cerrado) estava passando e que ainda iria passar. Que pena que os ouvidos mais importantes e influentes do Brasil não ouviram tais apelos!

A Floresta Amazônica é mundialmente conhecida por sua diversidade e abundância hídrica, possuindo espécimes que, pasmem, ainda não foram catalogadas ou conhecidas.

Uma curiosa característica da Fauna Amazônica é o fato de que multidões de formigas trabalham dia e noite, como saúvas, térmitas e carnívoras. Elas constituem um dos grandes obstáculos à penetração do homem na Floresta, onde proliferam de forma extraordinária. Isso vale desde o minúsculo mucuim até o inofensivo Titanus giganteus, um dos maiores besouros da terra que possui mais de 15 cm de comprimento.

De maneira semelhante ao que citamos sobre a Fauna da Amazônia, a Fauna do Cerrado é uma das mais desconhecidas do Brasil.

Apenas nas nas últimas décadas surgiram pesquisas e estudos sobre este domínio, tanto do ponto de vista da caracterização da biota como seus aspectos ecológicos.

Devido à sua situação geográfica, o Cerrado funciona como elo entre os diversos domínios brasileiros, como a Amazônia, a Mata Atlântica, o Pantanal e a Caatinga. Isso faz com que o Cerrado compartilhe espécies com os mesmos, tornando-se um local de alta diversidade, a ponto de ser considerada a savana mais rica em biodiversidade do planeta.

Igualmente à triste e preocupante situação da Fauna Amazônica, a Fauna do Cerrado também possui diversas espécies em extinção, como o tamanduá-bandeira.

Acredita-se que pode chegar ao absurdo número de 65 o total de espécies características da Fauna do Cerrado em extinção.

Uma em cada 11 espécies de mamíferos existentes no mundo é encontrada no Brasil (522 espécies), juntamente com uma em cada seis espécies de aves (1.622), uma em cada quinze espécies de répteis (468), e uma em cada oito espécies de anfíbios (516).

Muitas dessas são espécies endêmicas do Brasil: 68 mamíferos, 191 aves, 172 répteis e 294 anfíbios. Estão distribuídas ao longo dos diversos conjuntos de fauna do Brasil, como por exemplo, na fauna do cerrado e na fauna amazônica. E diversas dessas espécies estão em extinção, sendo que algumas já foram extintas.

Diante deste quadro desolador e alarmante, relacionado à Fauna Brasileira (aqui citamos as Faunas Amazônica e do Cerrado como exemplos) qualquer iniciativa que venha a somar esforços, com a finalidade de minimizar um futuro sombrio para a nossa fauna, é extremamente bem-vindo, como no caso da celebração do Dia Nacional da Defesa da Fauna Brasileira.

Você também pode ajudar a defender a nossa fauna: não jogue lixo na natureza, não compre animais silvestres, denuncie abusos contra a fauna como tráfico, caça, maus tratos e abandono de animais. Conscientize-se e mãos à obra!

Referências Bibliográficas:

http://www.ispn.org.br/o-cerrado/biodiversidade/fauna- do-cerrado/

http://www.portalamazonia.com.br/amazoniadeaz/interna.php?id=951

http://ambientes.ambientebrasil.com.br/fauna/artigos/dia_da_defesa_da_fauna.html

http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/4- destaques/6658-mma- e-icmbio- divulga-novas-listas- de-especies- ameacadas-de- extincao

http://fflorestal.sp.gov.br/2014/08/23/dia-nacional- de-defesa- da-fauna- unidades-de-conservacao-do- estado-de-sao-paulo- preservam-o- habitat-natural- de-centenas- de-especies/

http://faunanews.blogspot.com.br/2011/09/22-de- setembro-dia- nacional-de- defesa.html

 

Quer mais conteúdo? Curta e compartilhe!

Share

Esta é a coluna oficial do eFlora Web, onde traremos periodicamente informações, dicas e conteúdos relacionados à área de Botânica, Biodiversidade e Meio Ambiente. O objetivo aqui é ser mais um canal direto com você, internauta. Sinta-se à vontade, este espaço é seu!