Controlar Pragas Em Uma Horta: Conheça as Melhores Dicas

Controlar Pragas Em Uma Horta: Conheça as Melhores Dicas

Controlar pragas em uma horta é fundamental para a manutenção da saúde das suas plantas.

Esse cuidado pode ser feito através de técnicas naturais, sem que seja necessário usar produtos químicos, como é o caso de agrotóxicos ou pesticidas.

Vários dos problemas de jardins e hortas são baseados na aparição de moscas brancas, caracóis, pulgões, lagartas, insetos mastigadores e sugadores, por exemplo.

Com isso, também é fundamental saber manejar a fertilidade do solo, já que quando as plantas estão bem nutridas, elas se tornam menos propensas ao ataque de pragas.

Assim, você pode adicionar minerais ao solo, bem como compostos orgânicos, a fim de minimizar os efeitos negativos da presença desses animais. Dentre os principais elementos químicos fundamentais ao desenvolvimento de vegetais, destacamos o Nitrogênio, o Fósforo e o Potássio.

Em outra medida, uma ótima opção é conservar a presença de combatentes às pragas, como os inimigos naturais que podem ser as tesourinhas, joaninhas e bicho-lixeiro.

Nesse artigo, você aprende tudo o que precisa saber para controlar pragas em uma horta, a fim de manter a boa saúde do solo e da sua plantação.

Como Controlar Pragas Em Uma Horta?

plantação de alface - como controlar pragas em uma horta

É fundamental saber como manter a boa saúde da sua plantação

Ao controlar pragas em uma horta de maneira natural, você garante a boa qualidade dos produtos da sua plantação, sem que ela sofra os efeitos tóxicos de agroquímicos, por exemplo.

Assim, é fundamental que você conheça as principais técnicas para que esse controle seja efetivo e assertivo.

Coloque as mãos na terra

Ao realizar a manutenção e a vistoria do seu jardim de maneira regular, fica muito mais fácil de constatar quais são as pragas existentes antes que elas se propaguem.

Com isso, é essencial que você identifique as plantas que foram afetadas e isole-as das demais.

Dessa forma, você consegue evitar que as pragas e as doenças se espalhem por todo o jardim.

Cuide do solo

Para controlar pragas em uma horta você precisa cuidar muito bem do seu solo.

Isso se dá porque um solo ruim não deixa que as plantas retirem os nutrientes necessários para a sua sobrevivência, fazendo com que o seu crescimento seja debilitado.

Além disso, quando o solo não está sadio, ele favorece a proliferação de pragas.

Então, é fundamental que você mantenha a terra adubada, coberta com folhas secas e regada, o que favorece o controle da umidade ideal.

Diversifique a plantação

Para conseguir controlar pragas em uma horta, é importante que você opte sempre pela diversidade na sua plantação.

Dessa maneira, você consegue evitar que um tipo de praga se alastre por todo o seu jardim, já que elas costumam preferir um tipo específico de planta.

Além disso, existem alguns vegetais que são inimigos naturais de determinadas pragas, matando a boa saúde da sua horta no geral.

Regue a horta de manhã

Ao optar por regar as suas plantas no período da manhã, o possível excesso de água decorrente dessa ação acaba tendo o dia todo para ser absorvido pela terra, evitando o surgimento de pragas.

É fundamental que você regue somente o solo e não as folhas das plantas. Assim, você evita que elas sejam atacadas por fungos, por exemplo.

No entanto, a presença de excessiva de sol também pode ser. Então, pesquise sobre cada espécie presente na sua plantação e entenda quais são as suas necessidades solares.

Construa canteiros

Construir canteiros é uma ótima maneira de controlar pragas em uma horta. Você pode construí-los facilmente com algumas sobras de madeira, evitando a invasão do seu jardim por parte de insetos terrestres, por exemplo.

Utilize adesivos

O uso de armadilhas adesivas é uma ótima opção de controle de doenças em locais onde pragas possuem uma maior facilidade de circulação, evitando que elas se espalhem.

Use cobertura morta

Ao usar uma cobertura morta em sua horta, como é o caso da palha, você evita a proliferação de pragas, melhora a qualidade do seu solo e ainda é capaz de impedir o surgimento de ervas daninhas.

Isso acontece porque há a manutenção da temperatura da terra e a retenção de umidade durante o processo de decomposição da cobertura morta.

Principais Plantas Que Ajudam a Controlar Pragas Em Uma Horta

alecrim com flores azuis - como controlar pragas em uma horta

Plantar alecrim é uma ótima forma controlar pragas em uma horta

Além dos cuidados para controlar pragas em uma horta, também é interessante optar pela plantação de vegetais que ajude nesse controle.

Confira as principais delas a seguir:

Alecrim

O cultivo do alecrim é considerado fácil, sendo bastante indicado para hortelões iniciantes.

Essa planta apresenta uma ótima tolerância a pragas.  Assim, o seu arbusto tem a capacidade de afastar a presença da mosca da cenoura e da borboleta da couve.

Sálvia

A sálvia é uma planta que possui folhas aveludadas e compridas. Além disso, ela é caracterizada pelo seu gosto forte e refrescante, lembrando um pouco o sabor do alecrim.

Ela é uma ótima opção no combate à mariposa do repolho.

Hortelã

A hortelã é uma planta herbácea, sendo famosa pelas suas essências aromáticas. Por conta disso, ela é capaz de repelir a presença de diversos lepidópteros, como ratos, formigas e a borboleta de couve.

Dessa forma, uma ótima opção é plantar a hortelã nas beiradas da sua horta.

Tomilho

Muito presente em temperos de molhos e carnes, o tomilho é ideal para solos mais secos. Além disso, ele requer menos cuidados do que as outras plantas.

Os arbustos do tomilho tem a capacidade de afastar algumas pragas, como lagartas e a borboleta da couve.

Anis

Além de ser uma especiaria de uso culinário e medicinal, o caule do anis é capaz de repelir algumas pragas em um jardim, como é o caso das traças.

Alho

Essa planta que é bastante usada na culinária. Além disso, é uma ótima opção para controlar pragas em uma horta, principalmente se você cultivar tomates. Isso se dá porque o alho consegue afastar as pragas que atacam essa fruta.

Manjericão

Além de ser um dos ingredientes principais de muitas receitas italianas, o manjericão é capaz de repelir a presença de mosquitos e moscas por conta do seu odor.

Alfavaca

A alfavaca, ou manjericão de folha larga, é comumente utilizada como tempero na preparação de peixes.

O seu plantio é uma boa maneira de espantar mosquitos e moscas, não podendo ser plantada perto de pés de arruda.

Citronela

O plantio da citronela é muito comum em hortas que desejam se ver livres de vários tipos de inseto. Alguns exemplos são os mosquitos, moscas e formigas.

Dessa maneira, ao optar por ter essa planta em seu jardim, você será capaz de manter a boa saúde da sua plantação.

Coentro

O coentro é bastante utilizado em vários tipos de plantações, principalmente naquelas que sofrem com infestações de ácaros e pulgões.

Você já conhecia as melhores práticas e as principais plantas para controlar pragas em uma horta? Conta pra gente a sua experiência aqui nos comentários. Também não deixe de compartilhar esse artigo com os seus amigos!

Quer mais conteúdo? Curta e compartilhe!

Share