Consultoria Ambiental: O que é, Importância e Vantagens

consultoria ambiental

É fundamental contar com o apoio de uma consultoria ambiental, a fim transformar a sua empresa em um negócio sustentável, tornando-se “amiga” da natureza.

Os cuidados com o meio ambiente estão em diversas pautas atualmente, nos mais variados nichos de atuação. Assim, se você tem o objetivo de melhorar a sua autoridade e impactar o seu público de forma positiva, é imprescindível saber como se relacionar assertivamente com esse tema.

Então, ao contar com o suporte de uma consultoria ambiental, é possível obter uma avaliação e análise completas sobre os estragos e consequências ambientais dos seus projetos. Dessa forma, os consultores são capazes de entregar sugestões de melhorias. Isso otimiza os processos internos e produtivos da sua empresa, minimizando seus impactos ambientais.

Nesse artigo, você aprende tudo o que precisa saber sobre consultoria ambiental. Assim, você mantém o seu negócio adequado às leis e normas ambientais vigentes.

Se você quer saber mais sobre a legislação ambiental, conheça o curso introdutório sobre o assunto!

O que é consultoria ambiental?

A consultoria ambiental nada mais é do que a área que estuda, avalia e analisa possíveis impactos ou estragos ambientais que um projeto pode causar. Tais danos podem envolver os recursos naturais que são utilizados, descarte de resíduos e cuidado com as instalações, por exemplo.

Esse tipo de serviço baseia o seu trabalho em diversos tipos de ações. Alguns deles são: a restauração de rios e mananciais, reabilitação de vegetações, cuidados com a preservação ambiental.

Assim, um consultor ambiental preza pelo cumprimento de todas as políticas e leis ambientais vigentes, garantindo que uma determinada organização não seja um canal prejudicial ao meio ambiente.

Então, com a atuação de um consultor, toda a equipe empresarial acaba conseguindo desempenhar suas funções efetivamente, de maneira harmônica com a natureza. Isso acaba garantindo uma maior qualidade de todas as etapas do seu projeto, incentivando a preservação ambiental.

Com isso, ao contratar uma consultoria ambiental, você ainda é capaz de melhorar a visão que o público tem em relação à sua marca, além de aumentar a sua relevância no mercado.

Qual a importância da consultoria ambiental?

A consultoria ambiental vai muito além da fiscalização e garantia do cumprimento de todas as leis e normas ambientais. Ela também é capaz de evitar que uma organização tenha que gastar altos valores com multas decorrentes do descumprimento de suas obrigações legais.

Dependendo do caso, é possível que uma empresa precise arcar com multas que chegam à casa dos milhões de reais, o que pode acabar originando uma crise financeira interna. Assim, muitas vezes isso acaba acontecendo porque implementar um setor ambiental exige tempo e dinheiro. Com isso, a melhor solução acaba sendo justamente contratar um serviço de consultoria ambiental.

Então, optar por alocar parte do seu capital empresarial na gestão ambiental através de consultorias. Com isso, você também evita gastos extras para o caixa da sua empresa.

Além disso, essa ação também é capaz de impedir que o seu negócio perca credibilidade junto aos seus investidores, sócios e clientes.

Serviços e ações da consultoria ambiental

Todos os serviços oferecidos por uma consultoria ambiental são baseados em ações que podem e precisam ser implementadas. Assim, um diagnóstico ambiental é feito, a fim de identificar os melhores procedimentos a serem implementados em cada um dos projetos.

Dessa forma, o consultor responsável acompanha todas as fases do projeto, como estudos prévios, todos os licenciamentos necessários, operação e instalação das soluções.

Existem estudos fundamentais que são realizados por uma consultoria ambiental. Todos eles passam pelas seguintes fases:

  • Plano de Ação;
  • Cronograma;
  • Capacitação;
  • Treinamento de Pessoal;
  • Implementação;
  • Avaliação Sistemática objetiva, periódica e documentada.

Conheça dois dos estudos que são realizados em uma consultoria ambiental:

Estudo de Impacto Ambiental (EIA)

O Estudo de Impacto Ambiental tem como objetivo entender se um determinado projeto é viável ou não. Isto se baseia nas normas ambientais vigentes.

Além disso, há a realização de uma avaliação de impactos e consequências ambientais. Estes podem ser ocasionados em detrimento das ações da empresa contratante, principalmente ao que diz respeito à ações poluidoras.

Assim, esse estudo é capaz de identificar todos os aspectos envolvidos. Então, o seu objetivo é sugerir ações que visem a sustentabilidade dos recursos naturais, diminuindo os impactos ambientais.

Plano de Controle Ambiental (PCA)

O Plano de Controle Ambiental nada mais é do que um documento que registra o plano de ação capaz de controlar a ocorrência de possíveis impactos oriundos da instalação e operação de determinada atividade.

Além disso, também tem como objetivo indicar medidas de correção para todas as conformidades que foram identificadas.

Vantagens e Benefícios

Quando uma empresa se compromete com a manutenção da preservação do meio ambiente, ela passa a ser mais bem vista pela sociedade, agregando valor à sua marca.

Além disso, as leis e normas ambientais costumam ser atualizadas constantemente. Isso faz com que o processo de adequação seja um pouco mais complicado para profissionais que não são especialistas no assunto.

Assim, se o seu objetivo é contar com a atuação dos melhores profissionais do mercado na área de consultoria ambiental, não deixe de contactar a Geonoma Florestal. Possua as melhores soluções para os seus projetos e para o meio ambiente.

Você já conhecia os conceitos que envolvem a consultoria ambiental? Conta pra gente a sua experiência aqui nos comentários. Também não deixe de compartilhar esse artigo com os seus amigos!

Quer mais conteúdo? Curta e compartilhe

Share