Tartaruga centenária consegue salvar sua espécie da extinção

Tartaruga centenária consegue salvar sua espécie da extinção

 diegao

 

Fonte: ptwikipedia

 

Diego, uma tartaruga gigante com mais de 100 anos de idade, está sendo considerada a responsável pela recuperação da população de sua espécie, tirando-a da lista de animais ameaçados de extinção.

Em 1976, Diego foi encontrado no zoológico da cidade de San Diego,  Estados Unidos. Foi catalogado e levado ao arquipélago de Galápagos, arquipélago este famoso mundialmente por conta de sua grande biodiversidade. Além disso, foi alvo de estudos do naturalista inglês Charles Darwin, autor da Teoria da Evolução.

Hoje com 80 kg, 90 cm de comprimento e 1,5m de altura, Diego é o macho dominante, convivendo com seis fêmeas.

Os cientistas acreditam que Diego é o grande responsável, após analisar geneticamente os filhotes e verificar que 40% deles (≈800) eram sua prole.

A maior dificuldade que os cientistas apontavam em Galápagos para o crescimento da população desta espécie era o grande tamanho do local. As tartarugas não conseguiam se encontrar para o acasalamento. Cerca de 50 anos atrás, havia apenas dois machos e 12 fêmeas. Através de ações de distribuição de 2 mil tartarugas pela ilha e a colaboração de Diego, segundo os pesquisadores, a espécie parece se encontrar estável.

Washington Taipa, especialista em preservação de tartarugas do Parque Nacional de Galápagos diz:  “ (…) não diria que a espécie está em condições perfeitas, porque registros históricos mostram que houve provavelmente mais de 5 mil tartarugas na ilha, mas está indo muito bem e aumentando, o que é mais importante”.

 

 

 

Referências Bibliográficas:

http://g1.globo.com/natureza/noticia/2016/09/de-tanto-acasalar-tartaruga-centenaria-consegue-salvar-sua-especie-da-extincao.html

http://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/bbc/2016/09/15/de-tanto-acasalar-tartaruga-centenaria-consegue-salvar-sua-especie-da-extincao.htm

Tartaruga de 110 anos salva espécie da extinção. Com muito sexo

https://noticias.terra.com.br/brasil/de-tanto-acasalar-tartaruga-centenaria-consegue-salvar-sua-especie-da-extincao,87b9a2104a4f76fa326ec2e10a8ac39280z4yugg.html

 

 

Share

Gabriel Lima é graduado em Ciências Biológicas, e assistente de redação no eFlora Web. Considera-se um admirador das plantas e amante da Botânica.