Revisão de Nomenclatura Botânica Gratuita – Muda Certa

Revisão nomenclatura botânica

O Programa Muda Certa está lançando um serviço gratuito de revisão de nomenclatura botânica como apoio às atividades de viveiristas e consultores ambientais.

Este serviço gratuito de revisão de nomenclatura botânica é voltado àqueles que possuem dúvidas sobre o nome válido das espécies, a grafia dos termos, questões relacionadas a sinonímias botânicas ou até mesmo verificar se o nome científico está associado corretamente à Família botânica com base no APG, que se encontra sempre em profundas modificações.

Atualmente, os taxonomistas seguem o APG IV e os relatórios técnicos precisam seguir o mesmo caminho.

Em até 48 horas, nós iremos revisar a sua lista de espécie que pode ser:

1) O compilado das espécies que o seu viveiro produz

2) A lista das espécies das mudas que você irá enviar ao seu cliente

3) A lista de espécies do seu diagnóstico de flora baseado em método florístico ou fitossociológico.

Caso você possua uma lista de espécies como as citadas acima, o serviço de revisão de nomenclatura botânica funcionará da seguinte forma:

  1. Deixe seu nome e e-mail no formulário abaixo
  2. Ao receber nosso e-mail de confirmação, baixe o modelo de lista, preencha com as espécies que você deseja revisar e envie-nos seguindo as instruções detalhadas neste e-mail
  3. Nós receberemos o e-mail com a sua lista e seus dados, faremos a revisão e retornaremos a você em até 48 horas.

 











Já registramos neste blog os efeitos maléficos do mal uso de espécies em plantios compensatórios e, portanto, a importância de selecionar as espécies mais apropriadas em ações restauração.
É sob esta perspectiva que a Brasil Bioma e a Geonoma Florestal lançaram o Programa Muda Certa, uma referência na área ambiental.

O serviço gratuito oferecido aqui é uma iniciativa que representa apenas um dos serviços oferecidos no programa, uma assessoria especializada a Viveiros Florestais e de apoio às atividades de Restauração Ambiental promovida por consultores com base nas exigências de qualidade dos organismos licenciadores e fiscalizadores.

Você pode conhecer aqui os dois viveiros integrantes do Programa e que já possuem o selo de certificação “Muda Certa”.

Trata-se dos Viveiros Árvores Brasileiras e Mercado Verde.

Já revisamos as espécies produzidas por eles e os mesmos são os sugeridos por nós para que você os contate em projetos de restauração ecológica.

Para maiores informações sobre o Programa Muda Certa, acesse aqui.

Para quaisquer dúvidas ou esclarecimentos adicionais, entre em contato conosco.

 

Aguardamos o seu contato e até mais!

Abraços!

 

Bruno Aranha ([email protected])

Rodrigo Polisel ([email protected])

Share

Esta é a coluna oficial da Redação do eFloraweb.com.br, onde traremos periodicamente todas as novidades sobre o portal, sobre os cursos, novos conteúdos e assuntos diversos com uma linguagem bem informal e posts feitos pela nossa equipe na área de Botânica, Biodiversidade e Meio Ambiente.O objetivo aqui é ser mais um canal direto com você, internauta. Sinta-se à vontade, este espaço é seu!