Se a natureza te chama, não desista!

natureza

Se a natureza te chama, não desista!

Existem histórias de vida que parecem marcadas desde o nascimento.

Algumas pessoas vão alterando sua trajetória conforme os fatos vão acontecendo e, num determinado momento, se surpreendem de ver onde chegaram.

Outras, apesar da vida sempre trazer surpresas e imprevistos, a cada fato novo retomam seus sonhos e buscam alcançá-los. É o meu caso…

Muito pequena, passava as férias na fazenda de café de meu avô.

Vivi coisas de criança que andava de pé na grama, tomava água do riacho, pegava jabuticaba e manga do pé, conhecia os sapos que vinham nos visitar na varanda, à noite.

Claro que, como criança pequena, também tive meus medos do sótão e do porão, dos sons que vinham de fora (e de dentro) da fazenda, assombros de quem imaginava coisas.

Aos 7 anos, soube que meu avô havia vendido a fazenda.

Nem me lembro por quanto tempo chorei….

Doía muito saber que não poderia voltar a andar por lá, sentir cheiro do mato e das frutas fresquinhas, ouvir o som do riacho quebrando nas pedras.

E neste momento, decidi: um dia, voltaria a viver entre plantas e pássaros.

50 anos depois…cá estou…. Parece muito? Creia, não é!

Quando temos natureza no sangue e certeza de chegar lá, sem saber como ou quando, nem percebemos o tempo passar.

A cada olhar para aquele céu azulzinho, o pássaro cantando ou a flor desabrochando, meu sonho chegava mais perto…

Por isso, você que sonha plantar e colher em sua própria horta ou pomar, beber água da fonte (ou cachoeira como é o meu caso), criar galinhas ou gansos, quem sabe, dormir conseguindo olhar as estrelas e ouvindo grilos e corujinhas, não desanime!

Esse dia vai chegar!

Como eu disse, não espere que seja hoje ou amanhã, mas tenha certeza que chegará…

E será lindo!

Este artigo é de responsabilidade de Maria Lúcia Porto, professora e coordenadora escolar aposentada ([email protected]).

 

Share

Gabriel Lima é graduado em Ciências Biológicas, e assistente de redação no eFlora Web. Considera-se um admirador das plantas e amante da Botânica.