GESTÃO DE RESÍDUOS EM TEMPOS DE CRISE

GESTÃO DE RESÍDUOS EM TEMPOS DE CRISE

gestao

Quando tudo vai bem, maravilha! Não nos preocupamos se está havendo desperdícios ou aumento na eração de resíduos. Sem sabermos, o lucro pode estar “indo para o ralo”.

Ao atender diversas empresas de segmentos bem diversificados, ouvimos aquela velha pergunta: Como reduzir custos com a gestão de resíduos?

Não podemos cair na armadilha de dizer que o problema é o resíduo. Quanto maior a geração de resíduos, maior a probabilidade de identificar falhas nos processos.

deseinhos

Ao analisar uma empresa de médio porte do setor metal-mecânico, observamos uma grande perda com sobras e insumos vencidos. Estes insumos, por sua vez, possuem alto custo pois são materiais de qualidade. Identificamos também uma geração incomum de sucatas que, atualmente, são destinadas entre os resíduos pagos e não entre os resíduos que geram receita através da sua venda.

O diagnóstico da gestão de resíduos aponta um déficit lá “no chão da fábrica” sobre a importância de otimizar a utilização dos insumos no dia a dia  que, através de um controle de utilização e treinamento da equipe, proporciona uma redução considerável na quantidade de material utilizado e  na quantidade de resíduos gerados.

Outra estratégia utilizada foi a organização de baias de segregação entre resíduos passíveis de reciclagem e não recicláveis, permitindo em tempo real saber o que está na área de armazenamento temporário de resíduos.

O mais interessante foi o momento de apresentar os resultados às áreas operacional, segurança, meio ambiente e principalmente à financeira. O operacional percebeu que  são capazes de  controlar melhor a geração de resíduos. A área de segurança e meio ambiente percebeu que seu controle de gestão de resíduos ficou mais ágil e preciso, através do uso de planilhas de controle diário. A área  financeira, impressionada com os resultados se perguntou: por que não fizemos isso antes?

Resumindo esta nossa experiência, comecem agora mesmo a olhar os seus resíduos. Façam o uso de um olhar mais clínico e percebam o potencial que a gestão de resíduos pode ter em seu negócio. Cada caso é um caso, entretanto, a experiência demonstra que reduzir os custos com destinação e valorizar os resíduos recicláveis pode ser a melhor estratégia para manter a eficiência na gestão.

Conheça mais sobre a nossa equipe em www.destineja.com.br. Peça um diagnóstico gratuito e veja como encontrar a melhor destinação de resíduos para sua empresa.

 

Esta coluna é de responsabilidade da equipe  www.destineja.com.br.

 

Share

Gabriel Lima é graduado em Ciências Biológicas, e assistente de redação no eFlora Web. Considera-se um admirador das plantas e amante da Botânica.