Entrevista com Mariella Eltink – Bióloga

Entrevista com Mariella Eltink - Bióloga

A  bióloga Mariella Eltink, que trabalha com licenciamento ambiental, nos conta sobre as dificuldades que enfrentou ao buscar informações específicas para o trabalho que realiza e como encontrou o caminho para solucionar este problema.

Mariella, conte-nos um pouco sobre a sua história profissional

Sou Bióloga, formada em 2009 na PUC-Campinas, na graduação sempre realizei estágios na área voltada à botânica, como taxonomia. Lá aprendi os conceitos e nomenclaturas.

Em 2010, ingressei no mercado de trabalho em uma empresa de consultoria HC2 Gestão Ambiental e Topografia. Como Bióloga, fui formando o setor de Meio Ambiente dentro da empresa. Este setor era voltado para regularização de captação de recursos hídricos, regularização ambiental de propriedades rurais (APP, RL e etc), projetos de reflorestamento e compensação ambiental, laudos de caracterização de vegetação e licenciamento ambiental (IBAMA e CETESB).

Em 2011 fiz uma pós-graduação, na FEALQ – Gerenciamento ambiental voltado para o mercado de trabalho.

Mariela

Mariella Eltink, bióloga especialista em gerenciamento ambiental. Fonte: arquivo pessoal.

Em 2014 e 2015 participei dos cursos presenciais da Brasil Bioma, ao qual resgatou alguns conhecimentos e acrescentou muitos outros, voltados principalmente à prática na identificação de plantas em campo.

Ao longo da minha carreira profissional, sempre procurei participar dos Conselhos Municipais, Comitês das Bacias e também participante ativa de uma ONG para proteção e conservação do meio ambiente, por meio de elaboração de projetos, participações de grupos técnicos de trabalhos como saneamento rural e projeto de recuperação de nascente.

A partir deste ano, irei atuar como autônoma em licenciamento ambiental, laudos ambientais e regularização de propriedade rural.

Como você aplica seus conhecimentos em botânica e meio ambiente?

A botânica e o meio ambiente estão relacionados diretamente com as minhas atividades. Isso faz com que sempre tenha que buscar informações e novidades através de artigos científicos e publicações. Nem sempre conseguimos localizar as informações que gostaríamos por estarem “espalhadas no mundo cibernético”. Com isso busco sempre reunir em um acervo pessoal, as informações que encontro no meio digital e livros.

O que te levou a adquirir o curso presencial e assinar o Portal eFlora?

Como eu disse, participei dos cursos presenciais do Brasil Bioma para relembrar e expandir meus conhecimentos na área ambiental.

Já em relação ao Portal eFlora, fiz um teste de um mês. Vi que poderia ser uma ferramenta complementar ao meu trabalho. Principalmente em relação a ter uma ferramenta única com as informações relacionadas à minha atividade. Muitas vezes temos algumas dúvidas ou informações que podem ser compartilhadas com outros profissionais. Com isso, resolvi ampliar a minha assinatura para poder participar dessa rede que está ampliando diariamente.

Você teve algum receio antes de se inscrever no curso e/ou assinar o Portal? Se sim, qual (ou quais)?

Como ainda era um pouco novo, fiquei com receio de não ter muitas coisas ainda para aproveitar do portal. Hoje vejo que não aproveito ainda tudo que ele oferece! Tem muitas vídeo-aulas que ainda não assisti. Sempre que estou buscando um tema e ele está representado em vídeos ou textos assisto e aproveito os materiais disponíveis.

Você acredita que este receio foi solucionado?

Sim! Vejo que a cada dia tem mais interatividade dentro do portal. Sendo um local seguro para conversar sobre nossas atividades comerciais, sinto-me à vontade em expor experiências e também solicitar informações.

Qual era sua expectativa no início? Esta expectativa foi alcançada?

Espero que, com o tempo, haja mais interatividade entre os usuários. Ela vem aumentando com o decorrer do tempo. É uma ferramenta que é necessário se familiarizar e tornar o acesso rotineiro.

Conte um pouco sobre como você está aplicando o conteúdo que foi adquirido através da Brasil Bioma e Portal eFlora.

Sempre busco informações documentários textos de atividades que estou realizando no momento.

Como você considera que foi o seu grau de aprendizado?

Tenho muito ainda para aprender dentro do portal. Ainda não consegui acessar todos os conteúdos.

Para entrar em contato com a Mariella e conhecer mais sobre ela e os trabalhos que ela oferece como consultora ambiental autônoma, envie um email para [email protected]

Conheça o curso de taxonomia vegetal criado pelo botânico Rodrigo Polisel do eFlora e da Brasil Bioma: www.taxonomiavegetal.com.br

Torne-se membro Premium do Portal eFlora: www.eflora.com.br

Share

Esta é a coluna oficial do eFlora Web, onde traremos periodicamente informações, dicas e conteúdos relacionados à área de Botânica, Biodiversidade e Meio Ambiente. O objetivo aqui é ser mais um canal direto com você, internauta. Sinta-se à vontade, este espaço é seu!