Entendendo os Oceanos: a Oceanografia

Oceano

Os oceanos são grandes reservatórios de água e a água do mar nada mais é do que água pura na qual estão dissolvidos diversos tipos de sólidos e gases.

Nos mais de 1 bilhão de litros de água salgada há uma abundância de organismos e, abaixo de toda essa água encontramos os sedimentos marinhos, os quais podem ser formados por restos de organismos animais e vegetais planctônicos, ou ainda por partículas provenientes do desgaste de rochas terrestres ou de origem vulcânica.

No oceano há diversos ecossistemas como os Recifes de Corais, as Fontes Hidrotermais, os Mangues e Marismas, as Praias Arenosas, os Costões Rochosos e o Mar Profundo sendo produtos de complexos processos e eventos evolutivos e ecológicos.

Os eventos geológicos e os padrões e processos ecológicos produzem e modificam as comunidades biológicas.

Além disso, os oceanos oferecem os mais variados recursos, sejam eles: alimentos, minerais e energia.

A partir de hoje, postarei mensalmente no site do eFlora Web, conteúdos sobre a Oceanografia Química, Física, Biológica e Geológica, além de abordar sobre os meios de como ver, tocar e amostrar os oceanos.

Aproveitem! 🙂

Para maiores informações acessem também: https://nossomeioporinteiro.wordpress.com.

Este artigo é de responsabilidade da bióloga Maryta ([email protected]).

Share

Esta é a coluna oficial do eFlora Web, onde traremos periodicamente informações, dicas e conteúdos relacionados à área de Botânica, Biodiversidade e Meio Ambiente. O objetivo aqui é ser mais um canal direto com você, internauta. Sinta-se à vontade, este espaço é seu!