Canela de Velho – Milagre ou um Risco à sua Saúde?

Canela de Velho - Riscos

Canela de Velho é uma planta medicinal bastante utilizada por quem é adepto à medicina popular.

Realmente o poder das plantas é tanto que muitas delas são capazes de nos curar ou amenizar os sintomas de diversos tipos de doenças que acometem a nós, seres humanos.

Não é à toa que a grande maioria dos medicamentos feitos em laboratórios pela medicina tradicional são desenvolvidos a partir de princípios ativos de plantas encontradas na natureza.

No entanto, é preciso termos em mente que nem tudo o que é natural e nasce na terra faz bem para os humanos.

Estudos recentes e ainda não divulgados oficialmente pelo Instituto Florestal na UNESP – Assis, afirmam que a Canela de Velho (Miconia albicans), uma planta medicinal muito utilizada para vários fins, incluindo artrite e problemas reumatológicos, pode oferecer riscos à saúde de quem as consome, seja em forma de chá ou qualquer outro uso.

Estudos sobre a Canela de Velho

Segundo pesquisadores da UNESP, foi constatado que esta planta possui grande capacidade de absorver o alumínio presente no solo do Cerrado, onde a Canela de Velho é geralmente encontrada na natureza.

Portanto, acaba por ser uma planta tóxica visto que o alumínio é um metal pesado e nosso corpo não o absorve corretamente.

Neste vídeo, o biólogo e taxonomista Rodrigo Polisel explica em detalhes a questão, incluindo um exemplo pessoal de como os metais pesados podem ser maléficos ao corpo humano, para que você possa se precaver antes de consumir a Canela de Velho.

Assista ao vídeo:

Ou assista direto ao vídeo Canela de Velho em nosso canal do Youtube: https://youtu.be/fxM9I4ZP9cA

Aproveite para deixar seu like e se inscrever em nosso canal para não perder nenhum vídeo.

Espero que este vídeo te ajude a compreender que precisamos ter cautela e, principalmente, conhecimento, até mesmo para consumir plantas medicinais que, por serem originárias da natureza, dão a impressão de que sempre serão benéficas aos seres humanos, o que não é verdade.

Como a Canela de Velho está sendo considerada uma planta tóxica com alta concentração de alumínio, um metal pesado, naturalmente acometerá efeitos tóxicos em nosso organismo, mesmo oferecendo os benefícios amplamente divulgados na medicina popular.

Com este novo estudo, ficou constatado que os efeitos colaterais desta planta podem ser nocivos a saúde e é preciso uma reformulação do uso da Canela de Velho a fim de se criar um processo para extrair o alumínio presente na planta antes de seu consumo.

Este assunto é polêmico, portanto deixe seu comentário abaixo e vamos conversar sobre os benefícios e efeitos colaterais da planta medicinal Canela de Velho.

Compartilhe esta informação!

Share

Esta é a coluna oficial do eFlora Web, onde traremos periodicamente informações, dicas e conteúdos relacionados à área de Botânica, Biodiversidade e Meio Ambiente.O objetivo aqui é ser mais um canal direto com você, internauta. Sinta-se à vontade, este espaço é seu!