5 Dicas para impulsionar o seu negócio

Planejamento Financeiro - área ambiental

Em que estágio está o desenvolvimento do seu negócio?

Caso você possua uma empresa de consultoria ambiental, você já parou para refletir sobre em que etapa ela se encontra e aonde deseja chegar?

Já realizou o seu plano de negócio?

Eu costumo conversar com muitos profissionais empreendedores, que possuem ou desejam possuir uma empresa de prestação de serviços na área de Consultoria Ambiental e essa é uma das primeiras indagações que eu faço!

No meu caso, comecei a ministrar cursos de extensão em 2008, mas a empresa só foi fundada em 2012 no intuito de profissionalizar o negócio de treinamento oferecendo uma inscrição formal mediante ao pagamento de Nota Fiscal a clientes de empresas e órgãos públicos que começavam a se interessar pelos nossos cursos.

Em paralelo, consegui oferecer NF aos meus clientes para os estudos de flora que prestava.

Hoje, a empresa não só possui inscrição para oferecer serviços de instrução, como também é habilitada a oferecer consultoria na área ambiental.

Ao longo do processo, ficou claro para mim que o planejamento das atividades do negócio é uma condição importante para o sucesso de suas investidas.

Por mais que ao longo do processo mudanças de trajetória aconteçam, planejar é sempre uma atitude relevante para que consiga atingir as suas metas e impulsionar o seu negócio.

Ter os seus objetivos de CURTO, MÉDIO e LONGO prazo são condições indispensáveis para o sucesso do seu projeto profissional, seja ele qual for.

Nesse post, quero compartilhar com você 5 Dicas para impulsionar o seu negócio na área ambiental!

Para cada uma delas, produzi um vídeo e compartilho ao longo do post para facilitar o nosso diálogo.

Esses vídeos foram gravados em parceria com a Priscila Carvalho, engenheira ambiental que teve a ideia de lançar um perfil no Instagram para falar de finanças e investimento (saiba mais em: @aperteoplay_dasfinancas).

Ficarei muito grato se compartilhar comigo o que você está achando desse conteúdo. Não deixe de postar o seu comentário ao final do post!

5 Dicas para impulsionar o seu negócio na área ambiental

Dica 1: Saia da sua ZONA DE CONFORTO

Reflita:

– Qual a sua zona de conforto?

– Por que se manter nela?

– O quão sua zona de conforto é capaz de lhe oferecer retorno financeiro e satisfação profissional?

Essas três questões básicas me levaram a produzir uma série no meu canal do YouTube sobre empreendedorismo e planejamento de negócios na área ambiental.

O 1º vídeo segue abaixo e pretende discutir exatamente a nossa “zona de conforto”.

O sucesso na profissão requer que sejamos proativos e sempre abertos a reorientar nossas ações que não estejam retornando os resultados almejados.

Esse procedimento é completamente normal! Assista ao vídeo abaixo:

Dica 2: Sua renda é variável? Então, planeje-se

O profissional que possui o seu próprio negócio possui um desafio grande: manter o negócio ativo em meio a um fluxo variável de recebimentos.

Esse é uma condição elementar que o empresário precisa se conscientizar a fim de evitar problemas de fluxo de caixa e, assim, evitar que escolhas mal feitas possam prejudicar sua vida pessoal.

PLANEJAMENTO e CONTROLE!

Essas são duas palavras importantíssimas a você que possui ou deseja possuir o seu próprio negócio.

Assista ao 2º vídeo da Série que visa discutir esse assunto de forma concisa e clara.

Dica 3: Separe o gasto da empresa e o seu gasto pessoal

Essa é uma dica muito importante!, principalmente àqueles que possuem uma empresa pequena, que é formada por apenas um funcionário, o sócio.

Há uma grande confusão entre o GASTO PESSOAL e o GASTO DA EMPRESA.

Eles precisam ser separados claramente para o bem da sua própria empresa.

Dentre os gastos do seu negócio, há aqueles que são fixos, como o custo do contador, impostos e custos para manutenção de escritório ou coworking, se houver.

E os variáveis, associados à manutenção de um projeto específico ou a compra de materiais e/ou equipamentos, além de impostos.

Já os seus gastos pessoais são aqueles que você deve planilhar, organizar e também reconhecer que há dois tipos básicos, o fixo (moradia, deslocamento, plano de saúde e etc) e variáveis (alimentação, diversão e entre outros).

Você deve entender que sua empresa possui um custo corrente.

Se você não se planejar a isso, terá sérios problemas.

Sua empresa é o seu principal ativo. Ela gera dinheiro, mas para isso precisa funcionar e isso tudo tem um custo mensal.

Saiba mais no 3º vídeo abaixo:

Dica 4: Tenha sempre uma Reserva de Emergência

Uma vez que você respirou fundo e saiu da zona de conforto, entendeu que boa parte da sua renda é variável e conseguiu discernir entre o gasto da empresa e o gasto pessoal, chegou a hora de mais uma dica super importante!

Tenha sempre uma reserva de emergência.

No próximo vídeo, Priscila Carvalho oferece algumas ideias super válidas sobre o assunto:

Portanto, você deve primeiro saber o quanto gasta para ter uma ideia de qual a RESERVA DE EMERGÊNCIA mais indicada para você.

Se a sua renda é fixa, previsível e você está seguro no seu emprego, você pode ter uma reserva mínima como a que foi sugerida no vídeo.

Agora, caso a sua renda seja variável, imprevisível e você é o dono do seu próprio negócio, o caso de muitos(as) que me acompanham semanalmente aqui no blog, a sua reserva mínima deve ser maior!

E no vídeo, é indicado qual a proporção do gasto mensal que você deve ter guardado. Atenção a isso, ok?

Como disse a Priscila, empréstimo em nenhuma hipótese é indicado, a não ser em casos extremos!

Dica 5: Invista a sua Reserva de Emergência

Se você conseguiu chegar até aqui, eu preciso lhe dar os PARABÉNS!

Agora, se você pretende implementar ou já pratica com certa regularidade a Dica 5, eu realmente tiro o chapeu para você!

Você integra um grupo seleto de brasileiros.

Veja os dados abaixo retirados de reportagens recentes sobre a inadimplência e o ato de poupar do brasileiro:

– 40,3% da população adulta brasileira estão inadimplentes. Ou seja, fecha o mês no VERMELHO (Fonte: G1 – Número de inadimplentes chega a 61,8 milhões e bate recorde, diz Serasa – Reportagem de 19 de Julho de 2018)!

– 58% da população brasileira adulta não possui nenhum investimento financeiro. Dentre os que possuem (42%), apenas 9% fizeram algum aporte em 2017 (Fonte: Agência Brasil – Pesquisa mostra que 58% dos brasileiros não têm investimentos – Reportagem de 31 de Agosto de 2018)!

Com base nessas duas manchetes, você consegue ter uma ideia de como os brasileiros terão problemas para manter o seu padrão de vida no futuro. Planejamento é TUDO!

E para isso, a Educação Financeira é o melhor caminho para que você trate o problema como ele deve ser combatido.

O perfil da Priscila Carvalho, que inclusive é uma Eng. Ambiental super interessada no assunto e que escreve sobre finanças e investimento, será um ótimo começo.

Ela inclusive oferece algumas dicas do que fazer com aquela parcela do seu ganho que você destina para o seu futuro (se nunca pensou nisso, agora é a hora!).

Assista ao 5º vídeo que realizei com ela e que se encontra também em meu canal do YouTube:

O que achou das 5 Dicas?

São procedimentos fundamentais que eu, como profissional liberal e dependente de uma renda variável para fechar o meu orçamento, levo comigo e me policio para sempre implementar.

Por isso, a própria Priscila Carvalho me desafiou a falar um pouco sobre a minha trajetória profissional e, principalmente, financeira.

Assista abaixo ao vídeo com o meu relato sobre o assunto!

Depois de tantos anos na estrada, muito estudo para complementar a minha formação e muita “saidinha” da zona de conforto no lançamento de negócios e projetos em minhas empresas, quero ajudar a transformar a vida daqueles que têm interesse em crescer e evoluir profissionalmente principalmente através do seu negócio e de suas ideias!

Não há nada melhor do que ver o seu negócio tomar forma e crescer.

Para isso acontecer, é importante que você tenha metas e objetivos muito bem definidos, além de toda a informação e foco que serão necessários para que o negócio de fato comece a lhe render bons frutos.

Por isso, decidi criar um Programa de Mentoria focado em profissionais e consultores ambientais que desejam aprimorar suas capacidades de fazer crescer e evoluir seu projeto na área ambiental.

Portanto, em março/2019 inicia-se a minha 1ª Turma de Mentoria na área ambiental!

Trata-se de algo completamente inédito aos profissionais de nossa área.

Eu pretendo, através de um acompanhamento pessoal, tornar meus Mentorandos verdadeiros Cases de Sucesso, permitindo que alcancem seus anseios profissionais.

Ainda estamos com algumas poucas vagas abertas para essa 1ª turma que se iniciará em Março/2019. As inscrições vão até o dia 15 de dezembro de 2018.

Para saber todos os detalhes sobre como será a Mentoria e fazer a sua inscrição, clique aqui.

Não pense que há uma ação, bitcoin ou Fundo capaz de torna-lo(a) rico(a) com o mínimo esforço!

Frases de efeito como essas vinculam sempre por aí tentando passar a impressão que enriquecer depende de um ato isolado.

Enriquecer é uma questão de escolha, requer planejamento, perseverança e foco.

VOCÊ é o seu principal ativo.

Portanto, invista na sua formação, reflita sobre suas ações, desenvolva seus projetos e evolua.

Vamos juntos traçar suas metas e objetivos para que daqui a 1 ano as coisas estejam bem diferentes para você e/ou o seu negócio na área ambiental, seja ele qual for!

Além de toda a mentoria que eu darei pessoalmente a cada um dos mentorandos, você ainda terá a oportunidade de realizar mais de 40 horas de aulas online com meus cursos de ensino e capacitação totalmente voltados ao mercado de trabalho da área ambiental.

Portanto, nossa mentoria será uma junção de:

Aconselhamento pessoal + Conteúdo + Networking + Divulgação do seu trabalho.

Caso você tenha ficado interessado em saber mais, acesse aqui e conheça o programa completo da Mentoria.

Espero que este conteúdo o provoque em suas reflexões sobre a sua CARREIRA PROFISSIONAL!

Lembre-se que o futuro é agora.

Quer entrar em contato comigo e dizer quais são as suas aspirações?

Mande um e-mail ou deixe um comentário abaixo.

Até a próxima!

Rodrigo Polisel ([email protected])

Share

Esta é a coluna oficial do eFlora Web, onde traremos periodicamente informações, dicas e conteúdos relacionados à área de Botânica, Biodiversidade e Meio Ambiente. O objetivo aqui é ser mais um canal direto com você, internauta. Sinta-se à vontade, este espaço é seu!